Morre dom Pedro Casaldáliga, o bispo que fez do seu ministério a luta contra o latifúndio na Amazônia.

Tal qual fez Jesus, Dom Pedro Casaldáliga, assim como outros líderes influentes da Igreja Católica, destacou-se por transcender a pura e simples religiosidade e partir para ações prática de luta contra as injustiças sociais e as manifestações de suas várias faces.

Foto: Dom Casaldáliga e índio Fonte: domsebastiaoarmandogameleira

O bispo catalão dedicou e arriscou a vida na defesa de posseiros e indígenas da Amazônia, morreu neste sábado (8) às 9h40, em Batatais (SP), aos 92 anos. Há décadas foi uma voz incansável que ecoava pelo Brasil no combate ao latifúndio e sempre em defesa da reforma agrária. De sua prelazia, teve participação notável ao lado de outras lideranças progressistas da igreja, na criação do Conselho Missionário Indigenista (Cimi) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Sua morte foi anunciada na manhã de hoje (08) e pôs toda a Igreja Católica de Luto. Leia a nota de pesar na íntegra.

NOTA DE FALECIMENTO DE

 DOM PEDRO CASALDÁLIGA PLA, CMF

A Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso, Brasil), a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) e a Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos) comunicam o falecimento Dom Pedro Casaldáliga Pla, CMF, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso) e Missionário Claretiano, ocorrido neste

dia 08 de agosto de 2020 às 9:40 horas (horário de Brasília), na cidade de Batatais, estado de São Paulo, Brasil.

Informações detalhadas com:

Pe. Ronaldo Mazula, CMF, celular/WhatsApp (11) 9.7173-7755,  com Pe. Brás Lorenzetti, CMF, celular/whatsApp (16) 99257-6513 ou ainda 16 99176 8284(Pe. Luiz Botteon).No site www.claretiano.edu.br/dompedro

Nas redes sociais (https://www.instagram.com/casaldaliga_claretiano/ e https://www.facebook.com/pedro.casaldaliga.184)

O velório acontecerá em três locais:

1 – Em Batatais – SP

O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado, no dia 08 de agosto de 2020, a partir das 15 horas na capela do Claretiano – Centro Universitário de Batatais, unidade educativa dirigida pelos Missionários Claretianos, situada à rua Dom Bosco, 466, Castelo, Batatais, São Paulo, Brasil. Informações: 16.3660-1777.

A missa de exéquias será celebrada, em Batatais, no dia 09 de agosto de 2020 às 15h, no endereço acima e será aberta ao público em geral, além de ser transmitida ao vivo pelo link https://youtu.be/spto8rbKye0. O link estará aberto para que outros veículos de comunicação possam retransmitir. 

2 – Em Ribeirão Cascalheira – MT

O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado no Santuário dos Mártires, a partir do dia 10 de agosto, sem previsão de horário de chegada do corpo. Informações: telefone 66 – 98420 – 2253 Pe. Tiago.

3 – Em São Félix do Araguaia – MT

O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado no Centro Comunitário Tia Irene. O sepultamento será em São Félix do Araguaia. 

SEM PREVISÃO DE DIA, POIS ANTES PASSARÁ POR RIBEIRÃO CASCALHEIRA. Informações: com Pe. Saraiva telefone: 31 – 99677 – 4875.  

1 Shares: