Isso é Fato ou é Fake?

Foto divulgação augustojunior.com

Fake news é a simples tradução para, notícia falsa, que é geralmente publicada por veículo de comunicação, quase nunca sério ou que é induzido a erro no afã de dar “furo de reportagem”. Há também fakes que nascem nos “porões do submundo do whatsapp” e são repassadas como se fossem verdade. Com a democratização do acesso a internet, “a boa e velha mentira” passada historicamente no boca a boca, cresceu assustadoramente e já levou pessoas a óbito.

Considerando que esse tipo de texto, vídeo ou áudio, em sua maior parte, são feitos e divulgados com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo que geralmente são figuras públicas, os grandes meios de comunicação de massa desenvolveram serviços de averiguação se determinada notícia é Fato ou Fake e nessa toada, o nosso blog buscará meios para dar publicidade as fakes nacionais e também as regionais.

Não podemos perder de vista que as Fake News têm um grande poder viral, espalham-se rapidamente. As informações falsas, sempre com termos chave e bombásticos, apelam para o emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas consumam o material “noticioso” sem confirmar se é verdade seu conteúdo. Outra característica que chama atenção é que o poder de persuasão das fake News é maior em populações com menor escolaridade e que dependem das redes sociais para obter informações. No entanto, as notícias falsas também podem alcançar pessoas com mais estudo, já que o conteúdo está comumente ligado ao viés político.

QUERO DENUNCIAR UM FAKE NEWS

1 Shares: