Análise: Bem votado em Ilhéus, o Deputado Estadual Soldado Prisco fica na suplência.

As ruas e as redes sociais estão pulverizadas e divididas entre os candidatos ao governo da Bahia ACM Neto e Jerônimo, e a presidência da república Lula e Bolsonaro. Enquanto não se sabe quem serão os mandatários do Estado e do Brasil, o nosso blog volta as atividades fazendo uma análise regional da votação do Deputado Estadual Soldado Prisco, que sempre foi bem votado em Ilhéus e região.

Prisco se notabilizou pela defesa intransigente que sempre fez da segurança pública e seus agentes. Nos anos 2000 foi acusado de comandar um levante em defesa da PM e BM, quando foi excluído das fileiras da corporação. Em 2012, a frente da ASPRA, com ajuda do então Diretor Regional em Ilhéus, o Sd. Augusto Júnior e outros, foram porta-vozes em mais um movimento das forças de segurança pública no qual exigiam melhores condições de serviço. Após serem presos, processados e terem sua entidade fechada, o Soldado Prisco foi candidato a vereador em Salvador com uma série de restrições e venceu a eleição, sendo um dos mais votados naquele pleito.

Dois anos antes em 2010, ainda um ilustre desconhecido na cidade de Ilhéus, Prisco rompeu a barreira dos 1000 votos, aquele foi o primeiro ano que o então Soldado Augusto Júnior liderou sua campanha na cidade e região, Já em 2014, após mais um movimento reivindicatório que durou apenas três dias, mas que encerrou-se vitorioso, o Soldado Prisco foi processado outra vez e preso, encaminhado à prisão de segurança máxima, Papuda, em Brasília. Sua prisão arbitrária gerou uma grande comoção no Brasil e principalmente na Bahia e mais uma vez, cheio de restrições foi candidato a deputado estadual, superando os 108 mil votos, e obteve em Ilhéus mais de 4 mil votos. “A votação expressiva, se deu pala capacidade de organização e articulação das categorias da segurança pública, mas também devido a comoção social que sua prisão causou e a toda mídia gratuita que ele teve naquele ano, mas o direcionamento que demos a campanha foi fundamental” relatou Augusto Júnior que também coordenou aquela campanha em nível regional. No ao de 2018 foi possível ter uma noção real da estatura político eleitoral do Soldado Prisco, que teve 53.065 votos ao todo e mais 1.651 em Ilhéus, também sob a liderança de Augusto Júnior.  

No ano de 2022, o Deputado, aliado histórico de ACM Neto migrou do PSC para o União Brasil, mesmo partido do postulante ao cargo de governador que elegeu 10 deputados, tendo Prisco figurado como suplente no partido mesmo mantendo a votação da eleição passada com 53.061 votos e Ilhéus mais uma vez liderou a votação proporcional com 1.738, com 81 votos a mais. Talvez por um erro de estratégia prisco não tenha chegado, pois se tivesse no PSC teriam sobrado mais de 8 mil votos para sua reeleição, porém eleição não é previsível e ele teve suas razões para a mudança. Sua votação no geral se manteve praticamente a mesma e Ilhéus deu a Prisco, outra vez, a maior votação proporcional da Bahia. Cálculo levando-se em consideração o número de eleitores e sua relação com a votação do deputado. Mais uma vez sua votação aumentou na cidade de Ilhéus, tendo Augusto Júnior como uma de suas principais lideranças na cidade, porém essa eleição não teve uma coordenação centralizada. A descentralização de uma coordenação pode ter impactado inclusive na região que tinha potencial de dar uma maior votação ao deputado. Outro fator que chamou atenção foi o número de apoiadores e eleitores civis que apoiaram prisco em 2022. Se assim como Ilhéus outras cidades tivessem aumentado sua votação, certamente estaria eleito, perde o povo da Bahia e principalmente os agentes de Segurança Pública por não ter uma voz tão aguerrida na ALBA. “Logo logo nosso grande líder estará de volta, é uma questão de tempo” afirmou Augusto Júnior.  

Veja abaixo as 20 cidades que proporcionalmente deram ao Soldado Prisco a maior votação no ano de 2022.

0 Shares: