Browsing Category

Notícias

Notícias, POLÍCIA,

Policia militar forma 19 sargentos em Ilhéus

Foto divulgação PM.

A cerimônia de formação de 181 sargentos da Polícia Militar da Bahia foi realizada na manhã desta quarta-feira (26), na Vila Militar, no bairro do Bonfim, em Salvador. Os policiais participaram do curso de formação e aperfeiçoamento de praças, que teve duração de 45 dias. Outros 56 sargentos foram graduados em Feira de Santana e 19 em Ilhéus. Ao todo, a Polícia Militar eleva a patente de 256 policiais militares do estado.

O subcomandante geral da PM, coronel Antônio José Barbosa Reis, destacou que a formação representa o reconhecimento pelos serviços prestados por cada um dos sargentos. “É um reconhecimento da corporação para esses policiais que estão na carreira há muitos anos, e, agora, recebem uma nova formação para continuarem prestando serviço à população”.

O curso realizado foi voltado para cabos que tiveram disciplinas de policiamento ostensivo geral, direitos humanos, direito militar aplicado, legislação, polícia comunitária, tiro policial, policiamento de trânsito , entre outro temas.

O comandante do curso de formação e aperfeiçoamento de praças, coronel Paulo Coutinho, explicou a contribuição do processo de aperfeiçoamento. “No curso é trabalhada a liderança, porque agora esses policiais passam a exercer a graduação de sargento, que representa o elo entre o comando e a tropa, que é fundamental para o exercício das atividade no dia a dia”.

Há 23 anos na Polícia Militar, a sargento Nelma, foi a primeira colocada no curso de formação. Para ela, o reconhecimento é mais um incentivo para continuar prestando um bom serviço à população. “É um reconhecimento da instituição pelos serviços prestados pelos policiais, que a cada dia renovam o seu compromisso e missão de servir à comunidade”.

Homenagem

Durante a cerimônia foi realizada uma homenagem ao sargento José Luiz da Hora, sequestrado e morto em junho deste ano, no bairro da Santa Cruz. José Luiz era cabo e integrava a turma de sargentos graduada nesta quarta-feira. A esposa do sargento, Eliana Eliza da Hora, esteve na cerimônia acompanhada por outros familiares para receber a honraria em memória do marido.

Fonte: Agravo

ATUALIDADES, Destaque2, ESPORTE, Esportes, Jiu-Jitsu, Notícias, Rameses Cáridas,

Rameses Cáridas viaja para competir pelo bicampeonato

Em  busca  do bicampeonato  baiano de Jiu-Jitsu, o atleta Rameses Cáridas  vai  ao  oeste da  Bahia,  na cidade  de Santa Maria da Vitória, neste  domingo (29) logo mais segue para  Juazeiro (05/08) em busca de  manter-se  entre os  líderes  do certame  do campeonato  baiano de Jiu-Jitsu, realizado pela  Federação Baiana de Jiu-Jitsu Esportivo (FBJJE) e Federação Internacional de Jiu-Jitsu Desportivo (FIJJD).

Rameses Cáridas estuda no Colégio  Estado do Ceará no bairro do Malhado e  treina na Academia de Jiu-Jitsu De La Riva de Ilhéus do sensei Magrão. O atleta é patrocinado pela Faculdade de Ilhéus, com  o  forte  apoio  de  parceiros  como AABB  de Ilhéus  Academia Físico Center, A Parceria Contabilidade, Supergásbras (Ilhéus), Clube 19 de Março, Dominante Calçados em (Itabela), Click Cosméticos, Disbom Sorvetes, Ideal Fotos, Erthour, Ley Bike, Lave Leve lavanderia, Sinal Verde, Farmácia Acosta em (Feira de Santana), LR Auto Peças e Sport Lazer. Todos os vídeos das competições podem ser vistos no canal Rameses Cáridas no Youtube.

Fonte: Agravo

Acidente, Notícias, POLÍCIA, PRE,

Batida entre carro e van deixa ao menos dois mortos na BA-001

O Ilheense Jackson veio a óbito no local do acidente. Veiculo pálio ficou destruído. Foto: Bahia 10

Uma van e um carro de passeio bateram na BA-001, entre as cidades de Igrapiúna e Camamu, no baixo sul da Bahia, nesta quarta-feira. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), ao menos duas pessoas morreram e cerca de oito ficaram feridas.

No veículo de passeio, um pálio, estava o casal Jackson Alves Santos e Soane Carvalho, ambos moradores de Ilhéus. Segundo informações, Jackson veio a óbito no local, e Soane foi socorrida para o Hospital Costa do Cacau, e está fora de perigo.

A polícia disse ainda que não tem detalhes se houve mais mortos e feridos porque algumas pessoas foram socorridas por populares. A PRE não tem detalhes das causas do acidente, nem para onde as vítimas foram levadas após o socorro, mas disse apenas que, com a batida, os veículos foram lançados para o acostamento da via.

Tanto a van quanto o carro de passeio ficaram destruídos. A van perdeu um dos pneus, o para-brisa e algumas das vítimas foram lançadas para fora do veículo.

A van envolvida no acidente tem capacidade para até 16 pessoas, mas a polícia não tem informações do número exato de ocupantes no veículo.

Fonte: Agravo

ATUALIDADES, Notícias, POLÍTICA, Trabalho, Utilidade Pública,

Servidores públicos têm até domingo para mudar regime de Previdência

Termina no domingo (29) o prazo para os servidores do Poder Executivo migrarem do Regime Próprio de Previdência Social para o Regime de Previdência Complementar.

Para fazer essa transição, o servidor poderá acessar o Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe), até as 23h59 de domingo; ou ainda fazer a opção diretamente na área de recursos humanos do órgão onde trabalha. Neste caso, o prazo termina na sexta-feira (27). O pedido feito pela internet será homologado na segunda-feira, dia 30 de julho.

Podem optar pela migração de regime os servidores que entraram na Administração Pública Federal antes de 04 de fevereiro de 2013, no caso do Poder Executivo, e antes de 07 de maio de 2013, no caso do Legislativo.

Com a mudança de regime, quem foi empossado antes do Regime de Previdência Complementar pode aderir à Funpresp na modalidade Participante Ativo Normal, em vez de Participante Ativo Alternativo. Entre os principais benefícios, neste caso, está a contrapartida da União, que para cada R$ 1 pago pelo servidor contribui com mais R$ 1, dobrando a contribuição.

Quem está na dúvida quanto às vantagens e desvantagens da migração, pode fazer simulações do valor do benefício especial e tirar outras dúvidas no próprio Sigepe, nas áreas de recursos humanos dos órgãos, ou no site www.funpresp.com.br.

*Informações da EBC.

Fonte: Agravo

ATUALIDADES, Eleições, Notícias, POLÍTICA,

PSB realiza convenção dia 4; Bebeto será confirmado na suplência ao senado

Deputado Bebeto Galvão.

Com a aproximação das Eleições 2018, a Comissão Provisória Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) marcou o Congresso Estadual para o dia 04 de agosto (sábado), das 8h às 13h, na sede do partido, no Rio Vermelho.

Durante toda a manhã, os delegados natos, eleitos e filiados da sigla vão debater a aprovação da chapa das coligações da majoritária e proporcional e definir as candidaturas que vão compor as chapas de deputado federal e estadual.

Segundo informações do Bahia Notícia na manhã desta quinta-feira (26), o deputado federal Bebeto Galvão (PSB) foi confirmado primeiro suplente do senador de Jaques Wagner (PT), ex-governador da Bahia

Fonte: Agravo

ATUALIDADES, Notícias, Pediatria, POLÍTICA, Saúde, Utilidade Pública,

Nem tudo é lamentação no governo de Marão

Foto divulgação.

Apesar de realizar um governo bem abaixo da expectativa do ilheense, o governo de Mário Alexandre conseguiu um ponto positivo ao colocar Atendimento pediátrico 24 horas. Hoje, funcionando no Hospital Vida Memorial, situado na Rua Ramiro de Castro, 214, no Centro da cidade, próximo ao Terminal Rodoviário Urbano de Ilhéus, o atendimento vem ganhando elogios nas redes sociais.

Cerca de 100 atendimentos em pediatria, em média, são realizados diariamente pelo Hospital Vida Memorial, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade hospitalar presta serviços para a rede pública de Saúde no município, nos casos de pediatria, em nível de urgência e emergência, 24 horas, desde o último dia 28 de junho, através de contratação articulada pela secretaria municipal de Saúde.

Fonte: Agravo

ATUALIDADES, Ciro Gomes, Lula, MP, Notícias, POLÍTICA,

Promotores dizem que Ciro ‘feriu de morte’ a Constituição

Ciro Gomes.

Os promotores e procuradores de Justiça reagiram enfaticamente aos ataques atribuídos ao Ministério Público pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes. O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, afirmou, nesta quarta-feira, 25, que o pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, ‘feriu de morte’ a Constituição ao afirmar que o ex-presidente Lula só terá chance de sair da cadeia se ele assumir o poder.

Em entrevista ao programa Resenha, da TV Difusora, no Maranhão, no dia 16 deste mês em que afirmou: “Só tem chance de sair da cadeia se a gente assumir o poder e organizar a carga. Botar juiz para voltar para a caixinha dele, botar o Ministério Público para voltar para a caixinha dele e restaurar a autoridade do poder político”.

Para o presidente da CONAMP, ‘as declarações de Ciro Gomes assumem o protagonismo na tentativa de enfraquecer a atuação do Ministério Público, quando o pré-candidato deveria se concentrar em fortalecer uma das mais relevantes instituições do País, como pede a sociedade’.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, ‘além de revelar grave ameaça, as palavras do pré-candidato são consideradas um ataque à instituição, à sociedade e ao Estado Democrático de Direito, ferindo de morte a Constituição Federal que deu autonomia e independência ao Ministério Público, e reservou-lhe a função de defender a ordem jurídica, a democracia e de garantir a efetividade dos direitos sociais e individuais’.

“Como presidenciável, não poderia adotar postura flagrantemente transgressora da ordem jurídica e que retira da sociedade a fé de que a lei deve ser igual para todos”, afirma Victor Hugo.

“Infelizmente, o debate, que deveria ser eleitoral e envolver as propostas de governo dos presidenciáveis, assume o papel de uma tentativa de enfraquecer a atuação do MP, uma das poucas instituições do País que tem procurado impedir e reprimir o uso indevido da máquina e dos recursos públicos por organizações criminosas que há muito sangram os cofres públicos do Brasil”, concluiu.

Após ser criticado por juristas e analistas, o candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) afirmou que as declarações de que, se eleito, colocaria o Judiciário e o Ministério Público de volta em suas “caixinhas” foram tiradas de contexto para gerar intrigas.

As declarações foram dadas em Ananindeua, no Pará, onde o candidato participou da convenção estadual do seu partido nesta quarta-feira, 25.

No Pará, o pedetista disse que essa declaração foi tirada do contexto. “Quando eu disse a gente, eu não quis dizer eu. Quis dizer os democratas, os que têm compromisso com o Estado democrático de direito, com o restabelecimento da autoridade, do império da lei que, no Brasil, parece estar completamente deformada”.

Segundo ele, o termo caixinha foi uma figura de linguagem usada para explicar que Judiciário e Ministério Público “não podem se meter em tudo”. “Isso é uma expressão que todo mundo conhece. Só a fraude tenta fazer esse tipo de intriga. No Brasil, está cada um trabalhando fora da sua caixa”, disse o candidato.

Informações do Estadão.

Fonte: Agravo

ATUALIDADES, Cursos, Destaque2, Educação, Ilhéus, j, Notícias, ovens, SDS,

“Projeto Jovem Social” de Ilhéus inscreve práticas inovadoras no Prêmio Innovare

As práticas inovadoras idealizadas por jovens ilheenses integrantes do Projeto Jovem Social repercutiram entre os avaliadores do 15º Prêmio Innovare. No mês de julho, o advogado e consultor Bruno Magalhães, do Instituto Innovare, esteve em Ilhéus para visitar e avaliar o Projeto Jovem Social, iniciativa realizada pelo Ministério Público do Trabalho e Ministério Público do Estado da Bahia. Por sua vez, o projeto foi inscrito e está na fase de avaliação dos jurados que formam a comissão julgadora.

Em Ilhéus, o projeto tem o objetivo de promover jovens participantes do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Medidas, da rede de acolhimento, e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que são programas e serviços desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), com o objetivo de incentivar o ingresso de jovens ao mercado de trabalho de forma autônoma, rentável e segura.

Nível profissionalizante – A proposta conta com a parceria da Prefeitura de Ilhéus, através da SDS, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o apoio da Associação Padre Paulo Tonucci. O curso possui nível profissionalizante e, após cumpridas as etapas, cada participante receberá um certificado de conclusão. No mês de maio último, Ilhéus realizou a formatura da primeira turma do Jovem Social e, em julho, iniciou as aulas da segunda turma do projeto.

O Prêmio Innovare tem o papel de difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Desde 2004, já passaram pela comissão julgadora do prêmio mais de cinco mil práticas, vindas de todos os estados do país. Participam da comissão julgadora, ministros do Superior Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ), desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do Poder Judiciário.

Fonte: Agravo

ATUALIDADES, Cursos, Destaque1, Educação, Inscrições, Itabuna, Notícias, Vagas,

Itabuna: Colégio Modelo tem vagas para cursos profissionalizantes

O Colégio Modelo de Itabuna está com turmas abertas para cursos técnicos de Figurino Cênico, Teatro, Produção de Áudio e Vídeo, Dança e Multimídias, nos turnos vespertinos e noturnos.

O objetivo dos cursos é desenvolver e estimular habilidades artísticas, além de atualizar aqueles que já se encontram no setor profissional, fornecendo uma visão ampla sobre o mercado de trabalho e maneiras de empreendedorismo nos setores das artes, cultura e comunicação.

 

As matrículas estão abertas e seguem até o dia 03 de agosto. Para mais informações entre em contato com o telefone (73) 3613-6444.

Fonte: Agravo