Author

Pimenta na Muqueca,

ANALISTA DO INSS EM ITABUNA ESTÁ ENTRE 300 SERVIDORES DEMITIDOS POR IRREGULARIDADE

Os nomes dos demitidos foram publicados no Diário Oficial da União

Um analista de seguro social, que era lotado no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), em Itabuna, está entre servidores públicos que perderam o emprego após conclusão do processo disciplinar administrativo por causa de irregularidades na concessão de benefício, segundo o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). O servidor Deud Marinho Júnior teve o nome publicado no Diário Oficial da União no dia 4 de junho. O PIMENTA não conseguiu contato com o servidor expulso nem com seu advogado.

Ele não foi único servidor do INSS na Bahia punido com a demissão. Outros sete funcionários do quadro efetivo foram expulsos do órgão no primeiro semestre, após processo administrativo, com direito a ampla defesa e contraditório, conforme a CGU. Outros dois ex-servidores do Instituto tiveram as aposentadorias cassadas após conclusão do processo administrativo.

Caso não consiga reverter a decisão na justiça, o ex-analista de seguro social itabunense e muitos de seus colegas de INSS, espalhados por vários estados brasileiros, estão proibidos de tomar posse no serviço público federal. Na Bahia, conforme CGU, os processos administrativos atingiram também funcionários do Ministério da Fazenda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Instituto Federal de Educação e Tecnologia Baiano. Os processos administrativos resultaram 13 expulsões no serviço público federal no estado.

300 SERVIDORES FORAM EXPULSOS

Em todo o país, os órgãos e autarquias federais expulsaram, somente no primeiro semestre, 300 servidores públicos por irregularidades. Do total, foram 243 demissões de servidores efetivos; 45 cassações de aposentadorias; e 12 destituições de ocupantes de cargos em comissão. A CGU destaca que os dados não incluem os empregados de empresas estatais, a exemplo da Caixa, Correios e Petrobras.

De acordo com a CGU, 192 (64%) das penalidades aplicadas ocorreram por causa de corrupção. Já o abandono de cargo, inassiduidade ou acumulação ilícita de cargos são fundamentos que vêm em seguida, com 85 dos casos. As outras razões que mais afastaram servidores foram proceder de forma desidiosa (negligência) e a participação em gerência ou administração de sociedade privada.

Entre os atos relacionados à corrupção estão: valimento do cargo para lograr proveito pessoal; recebimento de propina ou vantagens indevidas; utilização de recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares; improbidade administrativa; lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional.

The post ANALISTA DO INSS EM ITABUNA ESTÁ ENTRE 300 SERVIDORES DEMITIDOS POR IRREGULARIDADE appeared first on PIMENTA.

Fonte: Pimenta

Sem categoria,

‘Mal entendido’, vídeo de mulher de toalha com 3 jogadores na concentração do Goiás viraliza

Um vídeo envolvendo três jogadores do Goiás e uma garota em um quarto de hotel viralizou nesta quinta-feira (26). A partida contra o Sampaio Corrêa aconteceu na última sexta-feira (20), em São Luiz, no Maranhão. Na imagem aparecem o meia Felipe Gedoz, o atacante Júnior Viçosa e o lateral-direito Alex Silva com uma mulher de toalha, que é estudante. Por causa da repercussão, o gestor de futebol Túlio Lustosa se pronunciou.   E a concentração e foco dos jogadores do Goiás pic.twitter.com/aHpVSMxNpJ emdash; Dona Lúcia (@DonaLuciaHexa) 25 de julho de 2018 “O que tem de mais nesse vídeo? Vou repassar a pergunta, não vi nada de mais. Esse vídeo foi em São Luís. O Goiás nunca fica em hotel privativo. O hotel não era de acesso exclusivo do Goiás. Aconteceu de eles (jogadores) estarem no quarto jogando videogame. Passou uma moça, que acho que era goiana, e pediu para fazer um vídeo porque tinha amigos que eram torcedores do Goiás. Foi só isso”, disse o dirigente, segundo o GloboEsporte.com.   Lustosa completou dizendo que a situação não é inédita e tirou qualquer possibilidade de polêmica.   “Houve essa polêmica, que para mim não é polêmica. Isso acontece várias vezes. Dá uma repercussão porque todo mundo imagina a concentração de um time de futebol como se fosse uma prisão, mas não é assim. A gente está num hotel aberto a outros hóspedes, foi isso que aconteceu, não tem nada de mais”, explicou.   A estudante se pronunciou por meio de uma advogada. De acordo com a nota, os familiares e o namorado da moça estavam no momento da gravação e o vídeo era para um amigo torcedor do Goiás. Ela havia pedido uma camisa, no entanto, os atletas explicaram que as camisas só poderiam ser entregues após a partida. Com isso, a mulher pediu que eles gravassem um vídeo mandando um “salve” para o amigo esmeraldino.   No comunicado a defesa ainda esclarece que “o vídeo viralizou, sem o seu consentimento, induzindo que a estudante estaria numa festa íntima com os jogadores. Todavia, não passam de inverdades maldosas abastecidas pela internet”.   Por fim, a nota ainda agradece aos jogadores pela disponibilidade e atenção à família. “Aos jogadores que participaram do vídeo, e suas respectivas esposas, o nosso respeito, e especiais agradecimentos à esses profissionais do esporte pela humildade, gentileza e consideração que trataram a família da estudante”. Fonte: Bahia Notícias

Sem categoria,

LEM: Empresa é multada ao transportar 165 bovinos com documentação falsa

 

Jussara Barbosa, secretária-geral do Sindicato dos Bancários da Bahia

Cidades como São Felipe, Ipirá, Correntina, Jeremoabo e Amélia Rodrigues têm algo em comum. As agências do Banco do Brasil (BB) – explodidas por quadrilhas de roubo a banco – deixaram de trabalhar com dinheiro. O fato gera caos e empobrece o município, como afirmou ao Bahia Notícias a secretária-geral do Sindicato dos Bancários da Bahia, Jussara Barbosa. “Não tendo dinheiro circulando, a cidade entra em declínio. Se eu saio de minha cidade para sacar dinheiro em outra, eu aproveito e passo no mercado, na farmácia, na lojinha e compro mercadoria nessa outra cidade”, argumenta. Segundo ela, mesmo com os lucros sempre crescentes dos bancos, em particular do Banco do Brasil, não há uma preocupação em reabrir as agências. Para ela, só uma mobilização geral dos moradores, o que inclui a classe política, pode fazer com que os estabelecimentos voltem a funcionar normalmente. “A população tem que acionar todo mundo. Mexer com a prefeitura, com a Câmara de Vereadores, deputados estaduais e, principalmente, os deputados federais, que estão em Brasília”, disse.

Fonte: Bahia Notícias

Notícias, POLÍCIA,

Policia militar forma 19 sargentos em Ilhéus

Foto divulgação PM.

A cerimônia de formação de 181 sargentos da Polícia Militar da Bahia foi realizada na manhã desta quarta-feira (26), na Vila Militar, no bairro do Bonfim, em Salvador. Os policiais participaram do curso de formação e aperfeiçoamento de praças, que teve duração de 45 dias. Outros 56 sargentos foram graduados em Feira de Santana e 19 em Ilhéus. Ao todo, a Polícia Militar eleva a patente de 256 policiais militares do estado.

O subcomandante geral da PM, coronel Antônio José Barbosa Reis, destacou que a formação representa o reconhecimento pelos serviços prestados por cada um dos sargentos. “É um reconhecimento da corporação para esses policiais que estão na carreira há muitos anos, e, agora, recebem uma nova formação para continuarem prestando serviço à população”.

O curso realizado foi voltado para cabos que tiveram disciplinas de policiamento ostensivo geral, direitos humanos, direito militar aplicado, legislação, polícia comunitária, tiro policial, policiamento de trânsito , entre outro temas.

O comandante do curso de formação e aperfeiçoamento de praças, coronel Paulo Coutinho, explicou a contribuição do processo de aperfeiçoamento. “No curso é trabalhada a liderança, porque agora esses policiais passam a exercer a graduação de sargento, que representa o elo entre o comando e a tropa, que é fundamental para o exercício das atividade no dia a dia”.

Há 23 anos na Polícia Militar, a sargento Nelma, foi a primeira colocada no curso de formação. Para ela, o reconhecimento é mais um incentivo para continuar prestando um bom serviço à população. “É um reconhecimento da instituição pelos serviços prestados pelos policiais, que a cada dia renovam o seu compromisso e missão de servir à comunidade”.

Homenagem

Durante a cerimônia foi realizada uma homenagem ao sargento José Luiz da Hora, sequestrado e morto em junho deste ano, no bairro da Santa Cruz. José Luiz era cabo e integrava a turma de sargentos graduada nesta quarta-feira. A esposa do sargento, Eliana Eliza da Hora, esteve na cerimônia acompanhada por outros familiares para receber a honraria em memória do marido.

Fonte: Agravo

Sem categoria,

Tabela do Italiano é divulgada e CR7 tem provável data para estrear pela Juventus

Cristiano Ronaldo já tem data para estrear com a camisa da Juventus. Em evento realizado nesta quinta-feira (26), foi divulgada a tabela do Campeonato Italiano. A “Velha Senhora” estreia no dia 19 de agosto contra o Chievo. A partida acontece em Verona. O primeiro contato oficial de CR7 com a torcida da Juve será na segunda rodada, contra a Lazio.   No momento Cristiano ainda está de férias. A sua reapresentação em Turim está marcada para a próxima segunda-feira (30). Segundo o GloboEsporte.com, havia a expectativa do português estrear no dia 4 de agosto contra o Real Madrid pela disputa da International Champions Cup, mas a opção foi descartada, devido ao curto tempo de preparação para o atleta. Fonte: Bahia Notícias

Pimenta na Muqueca,

CEJUSC DE CAMACAN ABRE INSCRIÇÕES PARA O SEGUNDO MUTIRÃO DO PROJETO PAI PRESENTE

Projeto Pai Presente vai realizar mais um mutirão em Camacan

Camacan,Arataca, Mascote, Santa Luzia, Pau Brasil, Coaraci, Almadina e Itapitanga estão entre os municípios baianos cuja população está sendo beneficiada com ações do Projeto Pai Presente, que é coordenado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).O projeto vem beneficiando centenas de famílias em quase todo o estado.

Na comarca de Camacan, por exemplo, foram agendadas 27 audiências e 13 famílias compareceram, no início deste mês, para fazer a coleta de DNA durante o primeiro mutirão do projeto coordenado pelo TJB-BA, por meio do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc).

A demanda foi tão grande que o Centro Judiciário de Camacan já marcou outro mutirão para o dia 10 de setembro.Os interessados podem se inscrever no Cejusc, na Avenida Everaldo Figueiredo, 182, em frente à sede da Polícia Militar.O atendimento e feito das 8 às 14, de segunda a sexta. Além de Camacan, podem ser inscrever os moradores de Arataca, Mascote, Santa Luzia e Pau Brasil. Mais informações pelo telefone (73), 999316235.

COMARCA DE COARACI

Em Coaraci, foram realizadas 60 audiências extrajudiciais neste mês para coleta do material genético. O Projeto foi acolhido pelo juiz substituto André Luiz Santos Britto e por Renildo Lima, coordenador do Cejusc. O mutirão contou com a parceria dos municípios Almadina, Coaraci e Itapitanga.

O Projeto Pai Presente destina-se aos pais que desejem realizar o reconhecimento espontâneo tardio da paternidade após o registro da criança apenas pela mãe, ou aos pais que apresentem dúvida quanto à paternidade e desejem realizar exame de DNA.

O projeto foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Provimento nº 12, de 6 de agosto de 2010. Acolhido, inicialmente, pela Corregedoria Geral da Justiça, foi implementado pela Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia em 2013. A Assessoria Especial da Presidência para Assuntos Institucionais (AEP II), presidida pela Juíza Rita Ramos, coordena as ações do projeto.

The post CEJUSC DE CAMACAN ABRE INSCRIÇÕES PARA O SEGUNDO MUTIRÃO DO PROJETO PAI PRESENTE appeared first on PIMENTA.

Fonte: Pimenta

Destaque1,

FERNANDO DIZ QUE HOUVE “ROUBALHEIRA, SAFADEZA” EM OBRA DO SHOPPING POPULAR

Fernando Gomes cobra Judiciário e acusa Vane || Foto Pimenta

Chamando de “prédio de farofa” o Shopping Popular de Itabuna, o prefeito Fernando Gomes disse que houve “roubalheira” e “safadeza” na construção do imóvel que deveria abrigar vendedores ambulantes do município. Há pouco, Fernando acompanhava técnicos da Defesa Civil e da Coelba estudando mudanças na rede de energia elétrica no entorno do shopping, na Avenida Inácio Tosta Filho.

De acordo com o prefeito, estudo apontou que foi usado menos de 40% da quantidade de cimento necessária para a construção das colunas do Shopping Popular. “O engenheiro Chico França fez o estudo. O material deveria ter 220 quilos de cimento. Tinha apenas 80”, afirmou em entrevista ao PIMENTA. “Isso aqui [os escombros do shopping] é obra de roubalheira, safadeza”, completou.

Fernando acusou o ex-prefeito Claudevane Leite de pagar R$ 2 milhões e 60 mil à Status Construtora e Serviços Ltda. sem que a obra tivesse sido concluída. Segundo o prefeito afirmou ao PIMENTA, no período do desabamento, o município pagou R$ 860 mil à construtora.

CORRUPÇÃO

O gestor ainda acusou o governo passado de corrupção na obra.

– Isso aqui teve CPF – disse Fernando.

– CPF, prefeito? – perguntamos.

– Cheque por fora – respondeu.

FG COBRA RESPOSTA RÁPIDA DO JUDICIÁRIO

O prefeito cobrou celeridade do Judiciário na autorização para demolir a estrutura do Shopping Popular. “Nosso procurador [Luiz Guarnieri] está lá [na Justiça], para resolver o problema”, disse. “A avenida [Inácio Tosta Filho] não pode ficar fechada tanto tempo”. Segundo ele, a demolição e retirada do material levaria, no máximo, três dias.

Fernando teme prejuízos além do material, caso haja novo desabamento. “Se houver morte, quem será responsabilizado? Precisamos logo dessa autorização”, afirmou. Desde o início da manhã, trechos da Inácio Tosta e da Rua Adolfo Maron estão interditados para o trânsito de carros. Ponto de ônibus da Inácio Tosta foi deslocado para a Amélia Amado, no fundo do prédio do Antigo Sesp.

The post FERNANDO DIZ QUE HOUVE “ROUBALHEIRA, SAFADEZA” EM OBRA DO SHOPPING POPULAR appeared first on PIMENTA.

Fonte: Pimenta

Sem categoria,

Acusado de 30 homicídios, jovem de 21 anos morre em confronto com PM no sul da Bahia

Jussara Barbosa, secretária-geral do Sindicato dos Bancários da Bahia

Jussara Barbosa, secretária-geral do Sindicato dos Bancários da Bahia

Cidades como São Felipe, Ipirá, Correntina, Jeremoabo e Amélia Rodrigues têm algo em comum. As agências do Banco do Brasil (BB) – explodidas por quadrilhas de roubo a banco – deixaram de trabalhar com dinheiro. O fato gera caos e empobrece o município, como afirmou ao Bahia Notícias a secretária-geral do Sindicato dos Bancários da Bahia, Jussara Barbosa. “Não tendo dinheiro circulando, a cidade entra em declínio. Se eu saio de minha cidade para sacar dinheiro em outra, eu aproveito e passo no mercado, na farmácia, na lojinha e compro mercadoria nessa outra cidade”, argumenta. Segundo ela, mesmo com os lucros sempre crescentes dos bancos, em particular do Banco do Brasil, não há uma preocupação em reabrir as agências. Para ela, só uma mobilização geral dos moradores, o que inclui a classe política, pode fazer com que os estabelecimentos voltem a funcionar normalmente. “A população tem que acionar todo mundo. Mexer com a prefeitura, com a Câmara de Vereadores, deputados estaduais e, principalmente, os deputados federais, que estão em Brasília”, disse.

Fonte: Bahia Notícias

ATUALIDADES, Destaque2, ESPORTE, Esportes, Jiu-Jitsu, Notícias, Rameses Cáridas,

Rameses Cáridas viaja para competir pelo bicampeonato

Em  busca  do bicampeonato  baiano de Jiu-Jitsu, o atleta Rameses Cáridas  vai  ao  oeste da  Bahia,  na cidade  de Santa Maria da Vitória, neste  domingo (29) logo mais segue para  Juazeiro (05/08) em busca de  manter-se  entre os  líderes  do certame  do campeonato  baiano de Jiu-Jitsu, realizado pela  Federação Baiana de Jiu-Jitsu Esportivo (FBJJE) e Federação Internacional de Jiu-Jitsu Desportivo (FIJJD).

Rameses Cáridas estuda no Colégio  Estado do Ceará no bairro do Malhado e  treina na Academia de Jiu-Jitsu De La Riva de Ilhéus do sensei Magrão. O atleta é patrocinado pela Faculdade de Ilhéus, com  o  forte  apoio  de  parceiros  como AABB  de Ilhéus  Academia Físico Center, A Parceria Contabilidade, Supergásbras (Ilhéus), Clube 19 de Março, Dominante Calçados em (Itabela), Click Cosméticos, Disbom Sorvetes, Ideal Fotos, Erthour, Ley Bike, Lave Leve lavanderia, Sinal Verde, Farmácia Acosta em (Feira de Santana), LR Auto Peças e Sport Lazer. Todos os vídeos das competições podem ser vistos no canal Rameses Cáridas no Youtube.

Fonte: Agravo